I N I C I A Ç Ã O (parte 1)

I                          A S
    N                   SUAS              
         I                              DIFERENÇAS       
            C                          
                 I                                  NA
                    A
                         Ç             Á F R I C A
                             à          
                                 O

Na região Yorubá, a iniciação de um elégùn (aquele que pode ser possuído pelo Orixá), não apresenta problemas, pois, geralmente, ele foi indicado para desempenhar este papel por ocasião de seu nascimento, por atravéz da adivinhação, quando seus pais consultaram um ''Babalawo'', para conhecer o destino do recém nascido. O futuro elégùn, muito cedo, aos 7 anos de idade, é confiado à um Sacerdote do Orixá. Em se tratando de Sàngó, este irá para a casa de um Mógbá Sàngó, de um elégùn Sàngó, ou ainda, de uma Ìyà Sàngó, para desde já, viver a atmosfera do Culto aos ''Deuses'', principalmente é claro, ao seu Orixá. Em certas regiões Nagô, como Saketê ou Ifanhin, ou mesmo em terras estranhas aos Yorubás, como Uidá entre os Hwedá, há egbé Sàngó poderosos, sociedades que reúnem todos os adeptos do ''Deus'', onde os futuros elégùns, fazem sua iniciação em grupos mais ou menos numerosos. Tivemos a oportunidade de acompanhar as diversas fases dessas cerimônias, para grupos de dezoito elégùns em Ifanhin, onde o egbè não conhece fronteiras (anglo-francesa outrora, nigeriano beninesa atualmente); seis em Uidá e dois em Saketê; como na Bahia, onde é idêntico o ritual seguido, na sua grande maioria de egbès. De um lado e outro do oceano Atlântico, as cerimônias de consagração dos novos elégùn Sàngó duram dezessete dias, onde na África, elas começam e terminam num dia dedicado à este Orixá, da semana Yorubá de quatro dias. Elas tem início, por razões que ignoramos, no momento o mais próximo possível, do primeiro quarto da lua, para terminarem na época do último quarto. Algumas vêzes, pode haver variações nos detalhes do ritual, mas a sequência geral das diversas partes de uma iniciação é sempre a mesma Em Saketê, por exemplo, era preciso substituir um elégùn Sàngó já falecido, e; antes de iniciar a cerimônia, foi necessário consulta à alma do morto, para obter seu consentimento e sua concordância, com a escolha de um novo eleito. Essa consulta foi feita por um pequeno grupo de aproximadamente vinte pessoas da família, a meia noite, mais ou menos, ao ondô de uma estrada deserta, um pouco fora da cidade e qualquer povoado. As mulheres pararam em uma ponte, sobre um pequeno rio. Os homens continuaram seu caminho, à cerca de cem metros mais adiante, onde, um deles, um tal de Oládélé, derramou no chão, água e azeite de dendê, colocou por cima, nozes de cola e dois galos vivos, amarrados pelos pés. Oládélé gritou um nome (irreproduzível), alongando o máximo cada sílaba e então suplicou:                  
''Vem buscar tuas oferendas;
           Deixa-nos teu filho na terra;                       (linguajar já traduzido)
                      Para que o Orixá nos proteja''
Ao loge, ouvia-se gritos prolongados ''Ooooooooooooo'', era ''Babá Egùngùn'' que respondia. Todos os presentes, ajoelhados, pediram-lhe para vir ao encontro deles, percebemos uma sombra se aproximando na escuridão deserta. Oládélé, avançou em sua direção e deu-lhe as nozes de cola, a seguir os galos. O espírito gritou por tres vezes: MO GBÀ A (eu aceito) e acrescentou: E JE MBA NDÉLÉ ''[venham comigo ''prá'' casa (no além)]'' Os presentes todos recusaram: E BÉÒ ! A PÒ LÉBÌN, OMODE O WÁ, LÁÀRIN WA. (''não ! há muita gente depois de nós, há crianças entre nós''). Babá Egùngùn insistiu, e; Oládélé então, pegou uma panela de barro e jogou-a violentamente ao chão, onde ela se desfez em pedaços. Todos corremos e fugimos de volta para a cidade, sendo perseguidos por um curto espaço de tempo por Babá.  No dia seguinte, começava então a iniciação dos novos elégùn Sàngó, com um deles, que iria substituir o Sacerdote falecido, cuja alma havia sido consultada. O Sàngó da família, encontraria assim, outro de seus descendentes em quem se encarnar, durante as cerimônias.

Entrada na Igbó Ikú 

Os futuros elégùn, vão para o local de sua iniciação, alguns dias antes das cerimônias. Sua consagração ao Orixá, pode se realizar em um templo já existente, na cidade ou em uma roça das redondezas, ou então em um novo local, que deverá ser sacralizado. Em todos esses casos, deverá ser reservado um lugar privado, onde deverá viver os noviços, próximo ao local onde se realizarão as cerimônias públicas. Esse lugar, as vezes chamado de convento, tem o nome de Igbó Ikú (a floresta da morte). Pode ser um simples quarto de uma casa, ou um grande recinto cercado, permanente ou provisório, atrás do pátio da roça, onde os iniciados vão viver durante dezessete dias de sua reclusão, protegido das intempéries, por um simples tapume de palha trançada. A permanência na igbó ikú, simboliza a passagem para o além, entre a antiga existência profana e a nova, consagrada aos ''Deuses''. Desde a sua entrada nesse lugar, os noviços são obrigados a fazer abluções e tomar beberagens vegetais, feitas com certas folhas, cascas e raízes, dedicadas aos Orixás, iguais as que serviram à preparação dos Odús dos Orixas, descrito como pó epega, reforçando assim, a ligação entre este e seu futuro élégùn. Essas beberagens e abluções, que contém axé, força dos ''Deuses'', parece exercer uma ação sobre o cérebro dos iniciados e contribuir para deixá-los num estado de entorpecimento e de sugestionabilidade, que fará deles, criaturas dóceis e áptas.

Àìsùn
Na noite que precede o início das cerimônias, realiza-se o àìsùn (não dormir), a vigilia noturna, durante a qual os participantes da festa, chegam em pequenos grupos, cumprimentam-se uns aos outros, falam das últimas novidades, sentam-se aqui e ali, descansam e bebem alegremente o vinho de palma, mel, ou de álcool abatido por destilação ( O Otí ).
No decorrer da iniciações observadas para Sàngó, encontravam-se presentes, os Mógbá Sàngó, aqueles responsáveis pelo bom andamento do culto e guardiões do axé. Caracterizam-se por não entrarem em transe como os élégùn. A Ìyà Sàngó do lugar, ou Ìyà Egbe (''mãe da comunidade''), encontra-se também presente, pois, é ela quem transmite o axé aos novos élégùn. Uma das iniciações observadas, foi realizada num local ainda não consagrado. Foi preciso prepará-lo, pois, no dia seguinte, haveria o batismo de sangue dos élégùn.........Cavaram um buraco no chão e vários elementos ali foram despejados: A infusão das plantas, de que já falamos, as cabeças de um galo e um pombo ali sacrificados, foram acrescentados elementos calmantes como: limo-da-costa, òrí, azeite-de-dendê, azeite doce, o sangue do ìgbín, qutro espécies de pós preto, obtidos da calcinação de vários elementos, e; por fim, nozes de cola de duas espécies chamadas de obie órógbò. O buraco foi tapado, devidamente marcado com alguns búzios e coberto com uma esteira. Neste local exatamente, será colocado, no dia seguinte, um pilão (odó), que servirá de assento no batismo de sangue.